terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ainda Estamos Aqui



Saudações, a bicicletada que ocorreu ontem a tarde não foi das mais numerosas, porém deu para se sentir o interesse dos presentes em permanecer no grupo e deu para sentir também que a Bicicletada de Mossoró ainda vive. Um grupo de 8 pessoas que se agrupou entre os tapumes da Praça do Codó por volta das 16:30. Alguns chegaram por ali antes, outros uns minutos depois, mas as 17:08 a ciclo-passeata teve início. De um tempo para cá o que mais tem chamado atenção das pessoas que nos cruzam, são nossos gritos de guerra, que por menores que sejam e não tão ricos metricamente, chamam atenção e de uma forma bem generosa educam. Aquelas pessoas em seus carros e motos não estão acostumadas a ter um hábito tão banal questionado, até os pedestres se surpreendem com tamanha iniciativa em nome de um bem aparentemente tão nosso, o espaço nas ruas e o direito de respirar. Alguns lêem nossos escritos e apoiam: "valeu rocheira".
Ontem a tarde na Praça do Pax fizemos uma blitz informativa, onde expusemos as motivações de nosso movimento e veiculamos panfletos informativos. Foi aí que apareceu o Palhaço Parati, que com tamanha simpatia nos emprestou seu megafone, tornando nossas vozes mais rígidas. Esse foi o ponto forte de nossa tarde, onde todas as pessoas que cruzavam A aV. Presidente Dutra com a Cel. Gurgel puderam perceber o por que de estarmos ali reunidos naquela sexta-feira.
Seguimos o rumo entre as principais ruas do centro da cidade, paramos em algumas escolas e depois fizemos nossa blitz final na praça dos Correios. A tarde foi concluída com os dizeres de um velhinho simpático:
-Malditos ciclistas! São todos malucos! Não respeitam ninguém!
Enquanto isso continuou sua caminhada com um "radinho" de pilha socado no ouvido.
Entre rugas e sorrisos continuamos pedalando e em 5 anos de bicicletada pouca coisa mudou. Tirando o fato de que agora estamos mais velhos, continuamos sendo a minoria e continuamos também adorando esse hábito, por que pedalar não é bom apenas para o coração e para a respiração da cidade. É tipo tocar com banda, tomar sorvete com a namorada, zerar um jogo de videogame ou surfar...não tem explicação.

Dia 24 de dezembro nos encontraremos outra vez as 16:30 na Praça do Codó, para celebrar o uso da bicicleta, como meio de transporte e como elo ligação entre nós.

Faça a conexão!

Bicicletada Mossoró
sábado, 27 de novembro de 2010

Nenhum comentário: