quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Audiência do Plano de Mobilidade Urbana discute as futuras mudanças no trânsito



A quarta audiência pública relacionada ao Plano de Mobilidade Urbana do Município (PMUN) foi realizada ontem, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Na oportunidade, foi apresentado o documento oficial referente à elaboração do Plano; também foram destacados 30 pontos aprovados e as providências a serem tomadas.
Um dos pontos destacados foi o serviço de táxi, cujo levantamento aponta que 387 veículos operam no serviço. A pesquisa indica que a oferta do município, de acordo com a lei vigente 1.019/92, deveria ser aproximadamente 335 operadores, o equivalente a um veículo para cada 700 habitantes, e não o que se encontra atualmente.
Essa observação não foi bem aceita pelos taxistas, que afirmaram que a pesquisa não considerou o impacto dos novos empreendimentos que chegaram à cidade. "Depois de 2007 já temos a UnP com bem mais estudantes, além do Mossoró West Shopping, entre muitos outros", destacou o taxista e suplente de delegado do Plano de Mobilidade, Geraldo Elias.
Para o serviço, a Prefeitura fixa critérios de composição, uma vez que se usa a combinação de fatores, como, por exemplo, a bandeira, que é uma tarifa temporal, variável ao longo do dia, orientada pelos próprios taxistas. Durante a análise não foi observado o número de táxis de lotação clandestinos que circulam na cidade.
Outros pontos citados foram com relação aos ônibus coletivos, como a inclusão de novas rotas para universidades e para o IFRN, além de novas sinalizações para os terminais. Foi apontada também a inclusão de novas rotas para os bairros Bom Jesus e Itapetinga; uma linha para o Belo Horizonte sem passar pela Avenida Alberto Maranhão; uma linha de contorno que sairá do Sumaré e passará pelo Bom Jesus, atendendo aos novos empreendimentos que estão sendo construídos entre esses bairros; a linha Barrocas deveria ser dividida em duas, uma pelo Santo Antônio e outra pelos Paredões e Barrocas.
O PMUN apontou também que a linha do Liberdade I deveria ser dividida em duas, uma entrando no Normandie e outra pelo Sumaré. Também foi citada a criação de um terminal de Integração física, no Centro, para a estocagem de ônibus.
Os pontos foram apresentados aos participantes da reunião. Na oportunidade, foi ressaltado que o Plano de Mobilidade deverá ser muito bem organizado, visto que este terá validade até o ano de 2020. As ações deverão ser postas e prática já no início de 2011.

Fonte: Gazeta do Oeste
Quarta-feira, 08 de dezembro de 2010

Notas da Bicicletada Mossoró:

Plano de Mobilidade Urbana
Presenciamos a audiência pública de ontem que foi a última reunião para definir o Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró. Apenas 2 ciclovias estão dentro desse plano, porém conseguimos agendar uma reunião com o Gerente da Secretária de Trânsito. 
Sistema Cicloviário de Mossoró
Nessa reunião iremos apresentar um projeto de implantação de um sistema cicloviário e bicicletários espalhados pela cidade. Caso sejamos contemplados com a aprovação desse projeto, as ações terão início em 2011 e poderemos pedalar com mais sossego e segurança.


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